terça-feira, 20 de março de 2012

Saber a hora certa de parar


"Certa vez, um urso faminto andava pela floresta em busca de comida. A época era de escassez, porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida e o conduziu a um acampamento de caçadores. Ao chegar lá, o urso, percebendo que o acampamento estava vazio, foi até a fogueira, ardendo em brasas, e dela tirou uma tacho enorme de comida. Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dele, devorando tudo. Enquanto abraçava o tacho, começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade, era o calor que vinha do grande tacho! Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais o tacho encostava. O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras pelo seu corpo como algo que queria lhe roubar a comida. Começou, então, a urrar muito alto, e, quanto mais alto rugia, mais apertava o tacho quente contra seu imenso corpo para não “perdê-lo”. Quanto mais o tacho quente o queimava, mais ele apertava contra o seu corpo e mais alto ainda rugia. Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. Ele tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar no tacho e, seu imenso corpo, mesmo já morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo a defender a sua comida!"

Às vezes buscamos algo com tanta veemência que não damos conta de perceber o quanto isso não nos cabe mais e, mesmo assim  insistimos apesar das feridas. É quando a percepção perde espaço para o desespero. Lutar por aquilo em que se acredita é super válido, mas saber a hora certa de parar é fundamental. Às vezes é preciso abdicar do que julgamos importante para conquistar o que nos foge aos olhos. 

#ChrisRibeiro

2 comentários:

  1. Trenzimmmm fiquei super feliz com sua visita no meu blog, sempre leio o seu viu, apesar da correria e amooo os seus textos, mas por ironia do destino esse caiu como uma luva hoje, saber sempre a hora de virar a página...bjocas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a reflexão. É que, na verdade, talvez me sirva...
    Beeijoos

    ResponderExcluir